Oradores ENEAP'15

Algarve'15

Oradores | Perfis

(em construção)

Dia 9

arquiteta paisagista AMÉLIA SANTOS
comunicação PROJECTO,OBRA E PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO. REFLEXÃO SOBRE UM CASO PRÁTICO
Arquitecta paisagista, gerente da empresa Amélia Santos, Unipessoal, Lda; Assistente convidada a tempo parcial da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, no curso de Arquitectura Paisagista; Técnica superior do Gabinete de Apoio Técnico de Faro até 2008. Doutoranda do Curso de Artes e Técnicas da Paisagem da Universidade de Évora.








arquiteto paisagista JOSÉ ALBERTO SIMÕES DE BRITO
comunicação ZONA RIBEIRINHA DA FUSETA | 20 ANOS DEPOIS DO PROJECTO
José Alberto Simões de Brito, nasceu em Évora em 16 de Março de 1960, cidade onde fez o seu percurso estudantil, até à conclusão da licenciatura em Arquitectura Paisagista no ano de 1987 pela Universidade de Évora.
A sua atividade profissional desenvolveu-se como projetista na Direcção de Serviços Gabinete de Apoio Técnico de Faro/ Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Algarve, onde durante 10 anos, foi o Diretor, até à extinção do organismo nos finais de 2008.
No ano seguinte transita para a Direcção de Serviços do Ordenamento do Território da CCDR-Algarve e posteriormente, ao fim de 3 anos para Direcção de Serviços do Desenvolvimento Regional, onde se encontra actualmente a exercer a sua actividade de Técnico Superior.  

Exerceu ainda a sua actividade liberal, como sócio da extinta – empresa Cenários Urbanos, Arquitectura e Arquitectura Paisagista Lda



historiadora SUSANA CALADO MARTINS
guia 

Mestre em História do Algarve, pela Universidade do Algarve (2012), defendeu a dissertação “A cal na tradição do barrocal algarvio. Contributo para o estudo da produção de cal artesanal”, um tema que continua a ocupar o seu leque de interesses, enquanto objecto de investigação e pesquisa susceptível de diferentes abordagens.
Actualmente desenvolve a sua actividade profissional ligada à Barroca, produtos culturais e turísticos, um projecto empresarial sedeado no concelho de Loulé, do qual é co-fundadora, e que trabalha no âmbito do desenvolvimento de conteúdos e produtos de carácter cultural e turístico, donde se destaca a concepção da rota cultural “Caminhos da Cal e do Barro”.
Paralelamente, enquanto membro do Centro de Estudos em Património, Paisagem e Construção (CEPAC/UAlg), e anteriormente do antigo CEPHA/UAlg, tem colaborado regularmente com o Departamento de Artes e Humanidades (DAH) da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) na realização de diversas actividades de difusão cultural e científica, tais como cursos, conferências e publicações, podendo destacar-se a co-organização (desde 2011) do Curso Livre de História do Algarve, realizado anualmente durante o mês de Julho.
No campo da investigação e divulgação do património cultural e história do Algarve, tem também participado noutros projectos, relacionados essencialmente com os meios rurais e as actividades tradicionais da região. Acerca dos trabalhos desenvolvidos tem alguns artigos publicados e conferências proferidas.

Para mais informações sobre o projeto Barroca https://www.facebook.com/barroca.tourism

Dia 11


arquiteto paisagista André Guerreiro
comunicação DO FAZER AO EMPREENDER - A TRANSIÇÃO
André Brito Guerreiro tem 30 anos e é licenciado em Arquitectura Paisagista pela Universidade do Algarve desde 2009. E desde muito cedo o espaço exterior fez parte do seu quotidiano, vindo duma família no ramo começou a colaborar durante as férias lectivas desde que tem memoria. Antes de ser Arquitecto Paisagista é já Jardineiro. 
Em 2008, ainda durante o curso universitário, integrou a empresa Natura Garden Centre num estágio de verão, acabando por ficar a colaborar durante ano e meio. 
Em 2010 surgiu a oportunidade de realizar um estágio ao abrigo do Programa Leonardo da Vinci no Atelier de Arquitectura Paisagista "dosAdos arquitectura del paisatge" em Barcelona. 
Em 2011 regressa definitivamente e integra a empresa familiar sendo responsável pelos projectos, construção, orçamentação e área comercial, nunca deixando de integrar a equipa de manutenções. Em 2013 passou a Sócio Gerente da empresa. 
Aqui começa a verdadeira aventura... 

Para mais inofrmações sobre a empresa MRGuerreiro jardins  https://www.facebook.com/mrguerreirojardinspage


arquiteto paisagista GONÇALO DUARTE GOMES
comunicação HISTÓRIA DE UM ARQUITECTO PAISAGISTA E DO PERCURSO QUE O ENSINOU A PAISAGISTAR

Gonçalo Duarte Gomes, Arquitecto Paisagista, da primeira fornada de licenciados pela Universidade do Algarve, e doutorando em Artes e Técnicas da Paisagem pela Universidade de Évora.
Moço de entregas, ambientalista, activista, escriba e mais algumas coisas, tem um percurso profissional desenvolvido nos sectores privado e público, em diferentes áreas da Arquitectura Paisagista, desempenhando actualmente a função de chefe de projecto na Parque Expo 98, S.A., integrado na equipa responsável pela gestão da intervenção da Polis Litoral Ria Formosa, S.A., a par da sua actividade liberal.





arquiteto paisagista JOÃO RODRIGUES
comunicação EXPERIÊNCIAS NO TEMPO - 2009|2015


João Rodrigues, é licenciado em Arquitectura Paisagista pela Universidade do Algarve (2004-2009), realizando o seu estágio curricular no gabinete PROAP. Mestrado em Architettura del Paesaggio da Universitar Politecnica de Catalunya (2009 - 2013), com tese sobre a influência da Reserva Ecológica Nacional nos padrões de urbanização.
Ingressa  na CCDR Algarve, no âmbito do programa estágios profissionais (PEPAC) em 2010, procedendo à apreciação de processos no âmbito da Reserva Ecológica Nacional. Desde então desenvolve projectos de arquitectura paisagista como profissional liberal, destacando-se a requalificação da Escola Secundária de Barcelos, Vale Pisão Nature Resort (Santo Tirso), o Parque do Lago (Huambo, Angola). Ainda no âmbito de espaços verdes públicos, presta, desde 2014, serviços de consultoria para a SIS Angola, dando apoio à manutenção da Baía Luanda ou a Cidade Financeira (Luanda). Presta também serviços de consultoria no âmbito dos estudos ambientais (EIncA’s e EIA’s), tendo já integrando diversas equipas de trabalho de estudos na região algarvia. Desempenha também outras atividades de consultoria - viabilidade urbanística (avaliação da legislação ambiental) e gestão de espaços verdes.
Desempenha funções associativas, nomeadamente enquanto Presidente da Associação Portuguesa de Espaços Verdes e de Secretário da Secção do Algarve da Associação Portuguesa de Arquitectos Paisagistas.




arquiteto paisagista Luís Loures
comunicação A PRÁTICA PROFISSIONAL DA ARQUITETURA PAISAGISTA, E A FALÁCIA DE UMA ATIVIDADE SEM PROTÓTIPO..


Licenciado em Arquitectura Paisagista e em Agronomia pela UAlg, e doutorado em Planeamento Urbano pela mesma universidade é atualmente Professor no IPP e na UTAD. Ao nível da atividade docente e de investigação tem colaborado com várias Universidades, com especial destaque para a Michigan State University e para a Universidade de Toronto, onde desenvolveu parte da investigação inerente à sua Tese de doutoramento e desempenhou funções de Docente e Investigador Convidado na licenciatura em Arquitectura Paisagista da School of Planning, Design and Construction e no mestrado em Arquitetura Paisagista da Faculty of Architecture, Landscape, and Design. É membro integrado do Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO) da UAlg, através do qual tem participado em vários projetos de investigação ligados ao planeamento ambiental e urbano.





arquiteta paisagista RITA ANDRADE
comunicação A TRANSDISCIPLINARIDADE DA ARQUITECTURA PAISAGISTA NA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

Licenciada em Arquitectura Paisagista pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve. Recebeu uma Bolsa de Estudo por Mérito da Universidade em 2009 e o Prémio Caixa Geral de Depósitos de melhor aluna na área cientifica de ciências da vida, da terra, do mar e do ambiente no ano de 2008/2009.
Foi membro da Junior Research Network da COST-Action TU 0602 – Land Management and Urban Dynamics, e do grupo de Early Stage Researchers (ESR) na COST Action ES1104 “Arid Lands Restoration and Combat of Desertification: Setting Up a Drylands and Desert Restoration Hub”.
Num estágio profissional no âmbito do programa PEPAC, desenvolveu para a Direção Regional de Educação do Algarve, planos de segurança, plantas de emergência e de prevenção para várias escolas.
Foi bolseira de investigação do IMAR – Instituto do Mar, colaborando como consultora na área de paisagem, ordenamento e cartografia no desenvolvimento da avaliação ambiental estratégica. E mais tarde, na monitorização ambiental do Projecto da Marina de Tróia e novo Cais dos “Ferries” do TroiaResort.
Colaborou como bolseira de Investigação no projecto PTDC/AAC-AMB/102173/2008 - RIDS - "Risco da degradação do solo associado com a produção de biomassa e as alterações de uso nos montados da barragem do Alqueva". Colaborou também com o Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO). E atualmente é aluna de doutoramento do Programa Doutoral em Gestão da Inovação e do Território, da Faculdade de Economia, da Universidade do Algarve, com um projeto de doutoramento intitulado: Reclaiming semi-arid forest landscapes with decision support tools, para o qual tem uma bolsa de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).







arquiteto paisagista TIAGO ÁGUAS
comunicação B-LEAF. PROJETO DE EMPREENDEDORISMO NA ARQUITETURA PAISAGISTA
Tiago Filipe Santana Águas licenciou-se em arquitetura paisagista pela UAlg em 2010, obtendo o grau de mestre na mesma área e instituição no ano de 2013. Desenvolveu o seu estágio curricular no Município de Monchique, onde teve oportunidade de desenvolver diversos projetos, entre os quais a proposta de recuperação de uma linha de água de montanha. Acaba por apresentar o resultado deste estágio em alguns seminários e colóquios em Portugal e no estrangeiro. Após o percurso académico desenvolve um estágio na Junta de Freguesia de Campolide, ingressando depois na empresa Gecko Gardens como responsável técnico, onde assume o papel de técnico e comercial, gerindo uma carteira de mais de 100 jardins privados. Atualmente desenvolve a sua atividade profissional da empresa B-Leaf, Landscaping, Gardening and Forestry onde assume o papel de responsável técnico.


Sem comentários:

Enviar um comentário