13 de setembro de 2013

PERFIS ORADORES | Conferencia PATRIMÓNIO ARQUITETÓNICO E PAISAGÍSTICO: AS QUINTAS DE FARO

PERFIS ORADORES


Projeto "Construir a cidade através do património"

Conferencia PATRIMÓNIO ARQUITETÓNICO E PAISAGÍSTICO: AS QUINTAS DE FARO - PESQUISAR, PROJETAR, DINAMIZAR



Mestre SÓNIA TALHÉ AZAMBUJA
Comunicação: UMA PERSPETIVA SOBRE O PATRIMÓNIO PAISAGÍSTICO PORTUGUÊS

Assistente Convidada de Arquitetura Paisagista no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (ISA-UL) desde 2008, onde se licenciou em Arquitetura Paisagista (2000). Leciona nas unidades curriculares de História e Teoria da Arte dos Jardins e de Recuperação da Paisagem Cultural da Licenciatura e Mestrado em Arquitetura Paisagista do ISA-UTL, coordenadas pela Prof. Cristina Castel-Branco. Mestre em Arte, Património e Restauro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FL-UL, 2006).  Assistente Convidada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve (2009/2010-atualidade), coordenadora das unidades curriculares de História da Arte dos Jardins I, História da Arte dos Jardins II, Arquitetura Paisagista II e Antropologia do Espaço da licenciatura em Arquitetura Paisagista (1.º Ciclo). Iniciou a sua carreira de docente universitária na Universidade do Algarve em 2003. Doutoranda em História, na especialidade de Arte, Património e Teoria do Restauro na FL-UL (2006-...). Publicou recentemente o livro "A Linguagem Simbólica da Natureza. A Flora e Fauna na Pintura Seiscentista Portuguesa" (Lisboa: Nova Vega, 2009). Nomeada membro internacional do ICOMOS-IFLA"International Scientific Committee on Cultural Landscapes" (órgão consultivo da UNESCO). Vice-Presidente da Direção da Associação dos Amigos do Jardim Botânico da Ajuda (AAJBA) de 2009 a 2013. Presidente da Direção da AAJBA de 2013-2016.


Mestre ANA FILIPA LEITE
Comunicação: ESTRATÉGIAS DE GESTÃO E DE CONSERVAÇÃO PARA A PAISAGEM CULTURAL DE SINTRA, PATRIMÓNIO MUNDIAL

Licenciada em Arquitetura Paisagista pela Universidade de Évora, em 2010, e Mestre na mesma área pelo Instituto Superior de Agronomia, em 2013. Com especial gosto nas áreas de Património e Ordenamento do Território, conta com algumas participações orais adjacentes à sua investigação de mestrado, estando ainda atualmente presente como membro da Direção da Associação de Amigos do Jardim Botânico da Ajuda.


Engenheira MARGARIDA COSTA
Comunicação: QUINTAS DA CAMPINA DE FARO - LEVANTAMENTO E CARACTERIZAÇÃO

Licenciada em Engenharia Hortofrutícola (1996) e em Arquitetura Paisagista (2005) pela Universidade do Algarve. No trabalho de final de curso de A.P. fez um levantamento das quintas de recreio existentes na Campina de Faro, no qual foram encontradas e caracterizadas 7 quintas. Trabalha atualmente na Direção de Serviços de Desenvolvimento Agroalimentar e Rural, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve.



Mestre MARIANA COSTA
Comunicação: ESTUDO HISTORICO-ARTÍSTICO E PROPOSTA DE PLANO DIRETOR E RESTAURO PARA A QUINTA DO ALTO, FARO

Licenciada em Arquitetura Paisagista, pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA), defendeu o seu grau de Mestre com o trabalho final intitulado "Proposta de Plano Director e Restauro para a Quinta do Alto, Faro". Ainda no âmbito do património e paisagem realizou um trabalho para o Jardim Botânico da Ajuda.




Arquiteta PATRÍCIA MALOBBIA
Comunicação: AS QUINTAS DE FARO - PESQUISAR, PROJETAR, DINAMIZAR - A EXPERIENCIA DO SOLAR DA HORTA DO OURIVES

Patrícia Mimoso Vairinhos Malobbia nasceu em 1975, em Faro.
Em 1999 licenciou-se em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa. Enquanto estudante, no âmbito do Programa Erasmus/Socrates, frequenta o quinto ano no Politécnico Milão, Facoltà di Architettura, em Itália, tendo realizado no sexto ano, o estágio curricular no gabinete de arquitetura - Luigi Ferrario, em Milão, Itália.
Entre 2003 e 2004 frequenta a pós-graduação em Metodologias de Intervenção no Património Arquitetónico, na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, tendo em 2007 obtido o grau de Mestre em Metodologias de Intervenção no Património Arquitetónico pela mesma Faculdade, com a apresentação da tese: Estoi-Identidade e Transformação.
Desde 1999 integra a então Divisão do Centro Histórico - Departamento de Reabilitação do Património da Câmara Municipal de Faro, hoje Serviço de Regeneração Urbana da Divisão de Ordenamento do Território e Regeneração Urbana, onde desenvolve como técnica, trabalhos na área da reabilitação urbana.


Arquiteto FILIPE CUNHA
Comunicação: A HORTA SOCIAL DE FARO NA VILA-ADENTRO E A HORTA PERIURBANA DA QUINTA DA PENHA

Licenciado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, no ano letivo de 1994/1995.
Desde 2001 exerce funções no Departamento de Urbanismo da Câmara Municipal de Faro, no âmbito da apreciação dos pedidos de licenciamento das obras particulares e operações de loteamento; licenciamento de atividades de gestão de resíduos, extração de inertes e atividades industriais; acompanhamento da elaboração, alteração e revisão dos Planos Municipais de Ordenamento do Território (PDM, Planos de Urbanização e Planos de Pormenor) bem como dos Planos Especiais de Ordenamento do Território e Plano Regional de Ordenamento do Território que incidem sobre a área do Concelho; tendo ainda sido responsável pelo acompanhamento da elaboração de variados projetos de carácter estratégico para o concelho (vias e outras infraestruturas).

Em 2008 assumiu o cargo de chefe da Divisão de Ordenamento do Território, e em agosto de 2013 foi nomeado para o cargo de chefe da Divisão de Ordenamento do Território e Regeneração Urbana.

Sem comentários:

Enviar um comentário